Nossa História
Ministérios
Localização
Perfil do Pastor
Responsabilidade Social

MINISTÉRIOS – VISÃO GERAL


MINISTÉRIO é o trabalho realizado por um ministro.

1.  O QUE SIGNIFICA A PALAVRA  MINISTRO?
R:  O dicionário Aurélio dá essa definição: [Do lat. ministru, ‘criado’, ‘servo’, ‘servidor’].
A igreja é formada por ministros. Eu e você somos ministros no Reino de Deus.
Há uma série de ocorrências dessa palavra em o Novo Testamento. Leia  e conheça a definição e o serviço do ministro:
Lc 1. 2; João 18. 36; At 26. 16; Rm 13. 4, 6, 6; 15. 8, 16; 1 Co 3. 5; 4. 1; 2 Co 3. 6; 6. 4 - 10; 11. 13 - 15; 11. 23 - 28; Gl 2. 17; ; Ef 3. 7; 6. 21; Cl 1. 7, 23, 25; 4. 7; 1 Ts 3. 2; 1 Tm 4. 6; Hb 1. 7; 8. 1 - 2.
2. POR QUE OS MINISTÉRIOS SÃO IMPORTANTES PARA A IGREJA?

Na igreja de Jesus Cristo ninguém se basta a si mesmo. Todos são crentes e carentes. Continuamente carecemos da graça de Deus e do amor dos irmãos. Suprimos e somos supridos na família de Deus. Reafirmamos: a cada necessidade corresponde um ministério.
A quantidade e a qualidade dos ministérios, está na mesma  proporção do compromisso de cada um com Deus, Sua Palavra, Sua Igreja e consigo mesmo.
 Mais compromisso, mais ministérios, mais qualidade, mais crescimento. Com Deus é tudo mais e melhor. 

Na igreja de Jesus Cristo todos os ministérios representam a multiforme maneira do Espírito Santo trabalhar entre o Seu povo. É honroso ser ministro na Casa de Deus. O Pai honra quem O honra. 2 Samuel  2. 30b; 1 Coríntios 12;  Efésios 3. 10.

MINISTÉRIO DIACONAL
Serviço da igreja que trabalha unido ao ministério pastoral. Busca dar a sustentação necessária para que o pastor sinta-se suprido em áreas nas quais têm limites pessoais ou são impossíveis de serem tratadas  apenas por uma pessoa.
Atende como assessor e conselheiro em  todas as áreas da igreja onde sua presença é necessária.   
MINISTÉRIO DA EVANGELIZAÇÃO
Tem como principal objetivo: anunciar o Evangelho Graça de Deus. Está  presente em todas as ações da Igreja de Jesus Cristo em todo o lugar.
Este ministério se subdivide em:
- INTEGRAÇÃO DE NOVOS CONVERTIDOS - Serviço da igreja   aos novos convertidos.  Assim que a pessoa acolhe o Evangelho de Deus é acolhida por Ele e por sua igreja  A integração na família de Deus é imprescindível para a permanência, crescimento e frutificação, do novo filho e irmão  na fé.
- CULTO NOS LARES - Serviço da igreja à comunidade para que   ouça a Palavra de Deus no ambiente familiar.E
- PROGRAMAÇÕES ESPECIAIS - Serviço da igreja à comunidade na divulgação da Palavra  de Deus com enfoque evangelístico através de eventos externos.
MINISTÉRIO DE ORAÇÃO
Serviço da igreja destinado à oração em suas várias formas: petição, intercessão, adoração e gratidão. Esse ministério ao lado da pregação, ensino e  música é imprescindível para a saúde espiritual da igreja. Sua participação se estende a todos os ministérios da igreja.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
Serviço da igreja destinado a capacitar seus membros no exercício dos vários ministérios  da Igreja.
O Ministério de Educação Cristã se subdivide em:
     * ESCOLA BIBLÍCA DOMINICAL ;
     * DISCIPULADO E AS
     * ORGANIZAÇÕES: MULHERES CRISTÃ EM AÇÃO: JOVENS; JOVENS CASADOS; ADOLESCENTES E UNIÃO MASCULINA.
MINISTÉRIO DA MÚSICA
* Serviço da igreja aos membros de todas as faixas etárias e não membros abrindo-lhes a oportunidade para que possam usar a linguagem musical na adoração a Deus em suas várias formas. 
* Esse ministério também visa à capacitação vocal e instrumental de membros e não membros para que o melhor seja oferecido à Deus no culto realizado no templo e no culto permanente.
* Trabalha de maneira abrangente com todos  os ministérios: seja na pregação, no ensino e nas atividades que requerem a sua presença.
MINISTÉRIO DA AÇÃO SOCIAL
Serviço da igreja voltado ao atendimento de membros e não membros na área da beneficência e promoção humana dentro dos limites dos recursos disponíveis.
MINISTÉRIO DE VISITAÇÃO
Podemos comparar o ministério da visitação a uma ponte cujo objetivo é aproximar pessoas a fim de que se enriqueçam mutuamente com suas qualidade e sejam supridas em suas carências.  Sua função é também reatar a comunicação entre os membros da igreja.
MINISTÉRIO DA COMUNICAÇÃO
* Serviço prestado pela igreja com o objetivo de:  registrar a sua história;
* Gravar em banco de dados os cultos, estudos e eventos; contribuir para que haja qualidade no som;
* Apoiar os cantores e conjuntos em suas apresentações nos cultos a Deus.
Esse ministério atua em três áreas:  imprensa;  som e  imagem.
MINISTÉRIO DA ASSESSORIA AO PÚLPITO
Serviço prestado pela igreja na coordenação das várias partes do culto a Deus.
Tem como objetivo iIncentivar os ministérios a participarem do culto em datas pré-determinadas. 
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO
Serviço da igreja destinado ao atendimento de todos aqueles que vêm ao templo para adorar a Deus e ou participar de outros eventos.
MINISTÉRIO DA VIGILÂNCIA
Serviço da igreja oferecido a membros e a não membros com o objetivo de proporcionar bem-estar a todos aqueles que vêm ao templo para cultuar a Deus ou participar de outros eventos.
MINISTÉRIO DE PROGRAMAS EXTERNOS
Serviço da igreja encarregado de todos eventos externos que envolvam a igreja em sua totalidade tanto promovendo-os como apoiando os ministérios envolvidos.  
MINISTÉRIO DE PROGRAMAS INTERNOS
Serviço da igreja encarregado dos eventos internos  que envolvam a igreja em sua totalidade tanto promovendo-os como apoiando os ministérios envolvidos. 
MINISTÉRIO DA CONSULTORIA PATRIMONIAL
Serviço da igreja encarregado da manutenção do patrimônio envolvendo alvenaria, hidráulica, eletricidade, móveis, instrumentos musicais e de  tudo o que necessita ser conservado para o bem estar da igreja no serviço de culto e eventos. Atua, também, na aquisição de todo o material para o funcionamento dos ministérios da igreja.  
MINISTÉRIO DAS  ARTES
Serviço da igreja destinado a incentivar  a manifestação artística de seus membros nos vários campos da arte. Esse ministério é poderosa estratégia de evangelização e formação do caráter na medida em que trabalha a sensibilidade das pessoas. 
MINISTÉRIO DA HISTÓRIA E ESTATÍSTICA
Serviço da igreja destinado ao registro de sua história e a partir de dados históricos analisar a cultura da igreja, suas ênfases, suas carências e que direção está tomando com a movimentação de sua membresia. 
 
Direitos autorais reservados - Desenvolvido por Acek